ACCIONA ODS - Vidas que contam

Vidas que Contam – O valor e o exemplo dos séniores residentes na preservação dos ecossistemas e para a construção de futuros.

Através do fundo europeu de âmbito ibérico, INTERREG, e via Instituto Marquês Valle Flor, a Alsud promoveu um micro projeto integrado na iniciativa ACCIONAD ODS, uma iniciativa ibérica para promover os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).

Entre janeiro e outubro de 2022 o projeto mobilizou os alunos dos cursos profissionais e vários séniores, alguns ligados à Universidade Sénior de Mértola, cuja história de vida constituiu um exemplo para os jovens, pela sua ligação à comunidade, pelo conhecimento patrimonial que têm para transmitir e/ou sobre o seu papel de intervenção nos ecossistemas naturais, na sua conservação, preservação ou regeneração.

Neste projeto os ODS em destaque eram 3 entre os 17 definidos pela ONU:

Usando o video como ferramenta de mediação, 24 jovens alunos dos cursos profissionais realizaram 11 videos sobre pessoas com mais de 55 anos, escolhidas pelo facto da sua vida “contar sobre” ou “contar para” uma intervenção relevante nos ecossistemas locais e cuja atividade (profissional ou não) tenha afinidade aos objetivos e destaques dos ODS em causa. 

Neste processo estiveram sempre em destaque todos os ODS mas em particular o “fortalecer esforços para proteger e salvaguardar o património cultural e natural”, o “garantir que as pessoas, em todos os lugares, tenham informação relevante e consciencialização para o desenvolvimento sustentável e estilos de vida em harmonia com a natureza” e o de “melhorar a educação, aumentar a consciencialização e a capacidade humana e institucional sobre medidas de mitigação, adaptação, redução de impacto e alerta precoce no que respeita às alterações climáticas”.

No processo de contacto com o terreno e na gestão da escolha das pessoas e da abordagem interessou tanto o resultado final como o desenrolar do processo, uma vez que envolveu muita gente, de várias sensibilidades e idades, com várias tecnologias e técnicas, de diferentes tempos e origens, e obrigou a um trabalho em rede que, foi amplamente partilhado e discutido em 2 seminários finais de apresentação dos vídeos e discussão sobre a sua elaboração.

A dinâmica intergeracional entre jovens e séniores permitiu ainda valorizar cada uma das gerações, combater o idadismo e valorizar as aprendizagens significativas em contexto escolar.

Seminário Vidas que Contam

10 de Outubro | Cineteatro Marques Duque | Mértola

Seminário Vidas que Contam

Cineteatro Marques Duque | Mértola

Apoios

Sócios