Centro Experimental Didático de Gestão de Recursos Cinegéticos e da Biodiversidade

A candidatura ao Alentejo 2020 – Programa Operacional Regional do Alentejo -Ensino e qualificação do capital humano – permitiu equipar a Escola Profissional com equipamento didático, técnico, tecnológico, de transporte e de suporte para o desenvolvimento do Centro Experimental Didático de Gestão de Recursos Cinegéticos e da Biodiversidade, abreviadamente designado como Campus ALSUD. É o realizar de um sonho… e corresponde a uma fase de maturidade e especialização da Escola na área da Silvicultura e Caça.

Este investimento educativo foi feito em parceria com o Município de Mértola que, por protocolo, cedeu uma área de 114 hectares, no talhão 1 do Perímetro Florestal de Mértola/Zona de Caça Municipal. A área protocolada foi ampliada para 300 ha para que se possa expandir e inovar nos modelos de melhoria de habitat adotados.

Este espaço contribui fortemente para o desempenho da Escola no desenvolvimento de projetos de ensino-aprendizagem com metodologias ativas que fazem deste espaço um verdadeiro laboratório vivo para onde se estende a tradicional sala de aula.

O desígnios do Campus estão alinhados com o Perfil dos Alunos à Saída do Secundário, acomodam a flexibilidade curricular (DL55/2018 de 6 de julho) e vão ao encontro da

Recomendação nº 4/2023 do Conselho Nacional de Educação (CNE), nomeadamente no que diz respeito à Educação para a Sustentabilidade (green education):

Incorporar valores de sustentabilidade, integrar a complexidade na sustentabilidade (pensamento sistémico, pensamento crítico, enquadramento de problemas), prever futuros sustentáveis (literacia sobre o futuro, adaptabilidade, pensamento crítico, enquadramento de problemas); Agir em prol da sustentabilidade (agência política, ação coletiva, iniciativa individual). (…) o CNE afirma a necessidade de trabalhar as questões ambientais (locais e globais) através de projetos de ação em ligação com a realidade, numa abordagem colaborativa, interdisciplinar e interventiva, no seio das instituições e para além dos seus muros. (…) Uma educação para a sustentabilidade articula-se uma educação para a cidadania global e implica um pensamento e uma ação globais que podem ser desenvolvidos através de pedagogias que favoreçam a problematização de questões socioamabientais complexas e controversas, considerando as suas dimensões científica, social, económica e política (in pag.81)

Este projeto contribui para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável ODS:

Apoios e co-financiamentos