ERASMUS + EF (Educação e Formação)

O que é ?
O Erasmus+ é o programa europeu que apoia a educação, a formação, a juventude e o desporto que:

a. Promove o desenvolvimento de uma Europa do conhecimento;
b. Contribui para a internacionalização e excelência do ensino e formação na União Europeia, incentivando a criatividade, a inovação e o espírito empreendedor, e promovendo a igualdade, a coesão social e a cidadania ativa;
c. Contribui para alcançar os objetivos do crescimento inteligente, sustentável e inclusivo.

O programa 2021-2027 coloca uma forte tónica na inclusão social, nas transições ecológica e digital e na promoção da participação dos jovens na vida democrática.
Apoia as prioridades e atividades estabelecidas no Espaço Europeu da Educação, no Plano de Ação para a Educação Digital e na Agenda de Competências para a Europa. O programa também apoia o Pilar Europeu dos Direitos Sociais, executa a Estratégia da UE para a Juventude 2019-2027. A Escola está no programa desde 2016 e viu aprovadas 3 candidaturas da ação-chave KA1. Beneficiaram do programa até à data 22 alunos, 5 ex-alunos e 10 elementos do staff da Escola. Os projetos incidiram sobre as áreas profissionais da Animação Sociocultural, Apoio à Gestão Desportiva e Gestão Cinegética. Esses projetos permitiram consolidar parcerias internacionais determinantes para o projeto educativo da Escola que catapultaram outros projetos como o da Escola de Caça, Pesca e Natureza, o selo de qualidade EQAVET e a realização de ações com peritos convidados. Os impactos do programa refletem-se no crescimento pessoal e profissional dos alunos e da equipa, na motivação, nas taxas de conclusão e de empregabilidade dos nossos alunos.

ERASMUS ATUAL (2022-2023)
“Head, Heart and Hand in Nature”
Este é o projeto que decorre até junho de 2023. Inteiramente dirigido à área da Gestão Cinegética e focado em aprendizagens centradas na natureza e na importância de intervir responsavelmente nos ecossistemas, promovendo a sua regeneração. Inclui 6 mobilidades curtas da área da Gestão Cinegética e o convite a 3 peritos internacionais para realização de ações especializadas de curta duração.

Entidades parceiras: Grupo Solano (Mérida, Espanha), Federación de Caza de la Comunidad Valenciana, Federación Extremeña de Caza, Fundación Artemisan.

CRITÉRIOS DE SELEÇÃO DOS PARTICIPANTES:
Os participantes deverão demonstrar um conjunto de aptidões pessoais que concorram para o sucesso da mobilidade: interesse, espírito de iniciativa, flexibilidade e tolerância à adversidade e boas competências comunicacionais. Estas características serão cruzadas e ponderadas com o desempenho académico.

Perfil pessoal;
Enquadramento socioeconómico;
Desempenho académico;
Participação nas atividades curriculares e extracurriculares que a escola ou a comunidade dinamizam;
Progressão linguística e cultural;
Disponibilidade.

O processo de seleção respeitará os princípios da igualdade de oportunidades e de género e não existirá qualquer forma de discriminação. A ponderação destes critérios e os instrumentos a utilizar serão definidos pela equipa pedagógica da escola. No que
diz respeito às atividades de mobilidade do pessoal serão envolvidos colaboradores com responsabilidade ao nível da direção pedagógica, coordenação de curso, orientadores educativos de turma e/ou outros que participem ao nível da definição e decisão da estratégia da instituição.

OUTROS PROGRAMAS ERASMUS ANTERIORES
1. “New aproaches to improve technical, pedagogical and social skills on VET”
O primeiro projeto Erasmus de que a Escola viu aprovado designava-se “New aproaches to improve technical, pedagogical and social skills on VET” teve a duração de 18 meses, de 15 de junho 2016 a 14 de dezembro de 2017 e beneficiou 17 participantes (10 alunos + 7 elementos do staff). As mobilidades realizaram-se em Valencia (Espanha) e incidiu nas áreas da Animação Sociocultural. Este foi um projeto muito interessante e com impacto muito positivo na vida dos participantes que se refletiu nos níveis de conclusão do curso e na empregabilidade após a formação.
Entidades parceiras: Ludoteca Marvá, Ludoteca Bufitos, Flor de Azahar (Escola Pedagogia Waldorf); Instituto Valenciano da Juventude, La Rambleta, Biblioteca Municipal de Valencia, Centro Superior de Hostelaria do Mediterrâneo.

2. “New flys – Social and professional skills to grow”
O segundo projeto, “New flys – Social and professional skills to grow”, decorreu entre 1 de setembro de 2019 e 31 de março de 2020, beneficiou um total de 20 participantes: 8 elementos do staff, 10 mobilidades curtas para alunos e 2 mobilidades longas para ex-alunos. As áreas de trabalho nestes projetos incluíram a Animação Sociocultural e alararam-se à área da Gestão Desportiva e à Gestão Cinegética. As mobilidades decorreram na Comunidade Valenciana e na Galiza, em Espanha. Uma das mobilidades realizou-se em Nantes, França.

Entidades parceiras: Federacíón de Caza de la Comunidad Valenciana; Club Cazadores la Concordia de Llíria; Federación Galega de Piraguismo, Club Kayak Tuy; La Roche (França), Club de Caçadors “El Maestrazgo de Morella” (Castellón).

Apoios e co-financiamentos