Somos uma Escola Profissional que pertence à Cooperativa Alsud entidade no seio da qual se desenvolvem várias valências de ensino, para diferentes gerações e necessidades: ensino profissional para jovens, formação técnica especializada para jovens e adultos, ensino para séniores, ensino da música, Atividades de Enriquecimento Curricular, entre outros projetos formativos complementares.

É uma escola comprometida com o percurso acompanhado de cada aluno e com as especificidades do desenvolvimento local de Mértola como Vila Museu, capital Nacional da Caça e sede do parque Natural do vale do Guadiana. Os cursos profissionais são em áreas diferenciadas e algumas únicas no país, como as da arqueologia e as da cinegética, ou noutras áreas nas quais também haja falta de técnicos qualificados local, regional ou nacionalmente.

Cooperativa de Ensino e Formação Profissional do Alengarve, CIPRL

A ALSUD, COOPERATIVA DE ENSINO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL DO ALENGARVE, CIPRL foi criada em outubro de 2006, com o objetivo de absorver a delegação de Mértola da Escola Profissional Bento de Jesus Caraça (EPBJC) mediante a intenção da então proprietária da EPCJC, a Associação para o Ensino Bento de Jesus Caraça (AEBJC) de a encerrar.  A transferência fez-se entre a AEBJC e a Alsud, assumindo a nova entidade, em Janeiro de 2008,  toda a oferta formativa, alunos, professores, funcionários, direção, instalações e equipamentos. A mudança assumiu-se quer como uma continuidade do projeto pedagógico vivenciado durante 15 anos de ensino profissional sob o nome do professor Bento de Jesus Caraça, quer como um crescimento e rentabilização dessa experiência através da diversificação das áreas formativas e da sua expansão para outros locais.

COOPERADORES
Os atuais cooperadores são: o Município de Mértola e o de Tavira (ambos sócios fundadores), a associação NucliSOL Jean Piaget, a Cooperativa Chamar o Futuro CRL, o Clube Português de Monteiros, a Santa Casa da Misericórdia de Mértola, as empresas Monte Santo António, Sociedade Agro e Turismo, Lda e a Brava, S.A.

OBJETO SOCIAL
O objeto social da Alsud é o ensino e a sua área de atividade principal é a promoção de ensino de tipo técnico ou profissional a jovens e adultos, embora possa desenvolver outras atividades, nomeadamente prestação de serviços no ensino/formação ou outras.
Obedece  aos requisitos do código cooperativo e às orientações da CASES (Cooperativa António Sérgio para o Setor Social) e como entidade de ensino formal segue as orientações educativas emanadas pelo Ministério da Educação e Ciência português assumindo o modelo pedagógico e social desenvolvido pelas Escolas Profissionais ao longo de mais de 30 anos.
A Cooperativa Alsud assume para si os modelos de desenvolvimento preconizados pelas entidades/cooperadores envolvidos e pelos parceiros que têm assento no Conselho Consultivo e tem em conta, na definição da sua estratégia, as orientações emanadas nos documentos da estratégica nacional e comunitária, nomeadamente as opções do quadro europeu associado ao Portugal 2030.

FUNCIONAMENTO E FINANCIAMENTO
Do ponto de vista financeiro e de funcionamento a Alsud apoia-se e suporta-se em:
– nos financiamentos da União Europeia e do Estado português, via Segurança Social e Orçamento de Estado,  através das tipologias e projetos que tem aprovados junto do Ministério da Educação (via Pessoas2030, Portugal2030 e outros);
– nos financiamentos de incentivo ao emprego e formação do IEFP;
– nos financiamentos ERASMUS+ da União Europeia;
– no financiamento a projetos de interesse local e comunitário que submete às entidades do tecido social e económico para cofinanciamento, nomeadamente à Câmara Municipal de Mértola;
– em candidaturas a outros projetos como o Fundo Ambiental, o PRR e outros que se configurem oportunos dentro as áreas ambientais ou culturais complementares aos projetos formativos;
– nas receitas de atividades próprias de projetos formativos independentes como os da Escola de Caça, Pesca e Natureza (ECPN) e Mértola tem Melodia (MTM).
– em prestações de serviços nas áreas nas quais tem competência e recursos humanos;
– em apoios específicos para situações de combate à exclusão social e educativa e de dinamização cultural da comunidade, como empresários, Fundações ou outros;
– em mecenatos e candidaturas para projetos específicos;
– na receita de aluguer de instalações a parceiros e outros; 
– nos apoios indiretos (casas, alimentação, apoio geral, equipamentos, recursos humanos cedidos) e diretos (financiamento a alunos carenciados) dados pelos vários cooperadores da Alsud, sobretudo o Município de Mértola e a Santa Casa da Misericórdia ou outros;
São na ordem das centenas as entidades com quem a Alsud anualmente colabora e tem projetos firmados e ativos no âmbito da formação e dos vários projetos e iniciativas e é graças a essa rede de parcerias e apoios que o funcionamento se operacionaliza.

Documentos

Apoios e co-financiamentos

Fundadores

Cooperadores

Ativo-2

Orgãos Sociais

ÓRGÃOCARGONOMEENTIDADE
Conselho de AdministraçãoPresidenteLuís ReisCâmara Municipal de Mértola
TesoureiroJosé Alberto RosaSanta Casa da Misericórdia de Mértola
SecretárioLuís SobralClube Português de Monteiros
Assembleia GeralPresidenteAna MartinsCâmara Municipal de Tavira
Vice PresidenteAntónio CachoupoCâmara Municipal de Mértola
SecretárioAna Filipa RibeiroSanta Casa da Misericórdia de Mértola
Conselho FiscalUnicoAna RoqueCâmara Municipal de Tavira

Capital em Títulos

EntidadeCapital em títulosCapital em euros% CapitalRepresentantesCargo
Município de Mértola80400028,17Luís ReisConselho de Administração – Presidente
António CachoupoAssembleia Geral – Vice- Presidente
Município de Tavira30150010,56Ana MartinsAssembleia Geral – Presidente
Ana Lúcia RoqueFiscal único
NucliSol Jean Piaget48240016,90Claudia Garcia
Santa Casa Misericórdia Mértola2010007,04José Alberto RosaConselho de Administração - Tesoureiro
Ana Filipa RibeiroAssembleia Geral – Secretária
Coop. Chamar o Futuro , CRL66330023,24Livia Tirone
Monte de Santo António – Sociedade Agro-Turística Lda105003,52Francisco Assis Costa
Clube Português de Monteiros105003,52Luís SobralConselho de Administração – Secretário
Brava S.A.2010007,04António Macedo

Sobre o logótipo

O logotipo da Escola Profissional Alsud é inspirado num mosaico islâmico do século XII, encontrado em Mértola e que é um testemunho material da civilização islâmica, cuja presença foi marcante em toda a região do Baixo Alentejo e Algarve. O mosaico foi elaborado a partir de uma técnica caracteristicamente islâmica (a técnica da corda seca) e os motivos geométricos representados eram, e são, muito utilizados como elementos decorativos na arte e no artesanato islâmico. Com esta inspiração histórica e cultural, o motivo decorativo do mosaico foi estilizado e as suas cores recriadas de forma a incorporar as várias entidades e regiões que sustentam o projecto cultural da ALSUD. O amarelo e vermelho representam as realidades geográficas e culturais do Baixo Alentejo e Algarve Interior, o azul, a ligação ao mar e ao litoral e o verde associa-se ao Rio Guadiana e ao seu papel na construção deste território a que gostamos de chamar Alengarve, junção de Baixo Alentejo com Sotavento Algarvio. As várias pétalas representam pólos ou pessoas no projeto educativo, valem pela sua individualidade e diferença mas só fazem sentido quando envolvidas no todo para o qual participam.